COMPOSIÇÃO DA CHAPA:

 

DIRETOR:  

Felipe Rodrigues 

 

 

Professor efetivo da rede municipal e educação de Fortaleza. Doutorando em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (PropGeo-UECE); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará ( 2018) e membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Globalização Agricultura e Urbanização.

VICE DIRETORA: Edivania Marques de Sousa

 

 

Geografa , pela Universidade Estadual do Ceará, mestranda pela UFRN,  assessora  de Campo do Instituto Terramar, amante, defensora e militante da biodiversidade planetária, GT de meio Ambiente da AGB Fortaleza desde 2020.

PRIMEIRA SECRETÁRIA:   Ana Paula do Nascimento Vasconcelos - 

 

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PropGeo) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) desenvolvendo  pesquisa sobre espaço urbano, interseccionalidade e a força de trabalho das mulheres em Fortaleza-CE. Graduada em Geografia (Licenciatura) e Mestra em Geografia pela UECE. Colabora com Grupo de Estudos/Pesquisa do Observatório da Violencia contra a Mulher (OBSERVEM/UECE).

SEGUNDA SECRETÁRIA: Laíssa Vitória da Silva Limeira

 

 

Geógrafa, Mestranda em Geografia, membra do Laboratório de Estudos Urbanos e da Cidade (LEURC), integrante do Fórum de Negres da Geografia da UECE, voluntária na  Fundação Marcos de Bruin Lagamar e integrante do coletivo feminino Favelafro.

PRIMEIRO TESOUREIRO: Carlos Josué de Assis

 

 

Doutorando em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (PropGeo-UECE).  Professor efetivo da Rede Municipal de Fortaleza. Vinculado a LEURC. Desenvolve pesquisa sobre O ensino da Cidade e o urbano.

SEGUNDO(A) TESOUREIRO(A): Francisco Antonio Carneiro da Silva

 

 

Mestre em geografia pela UFC, licenciado em geografia pela UFC. Atualmente é professor da educação básica na periferia de Fortaleza e  aprendiz em agricultura urbana.

 

COORDENAÇÃO DE PUBLICAÇÃO:  Darllan Nunes de Sousa 

 

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2013). Mestre em geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PROPGeo/UECE (CNPq). Integrante do Grupos de Pesquisa Sistemas Técnicos e Espaço (CNPQ). Foi professor da rede pública de ensino do estado do Ceará. Atualmente é professor substituto no curso de Geografia da universidade Estadual do Ceará.

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO:        Dandara Silva

 

 Bolsista e Pesquisadora pelo Laboratório de Estudos do Campo, Natureza e Território (LECANTE), Coordenadora do Fórum de Negres da Geografia da UECE e Integrante da Rede Afroindigena Ambientalista do Ceará (RAIA)

 

 

APRESENTAÇÃO DA CHAPA

Esperançar:  terra,  trabalho e pão (2022-2024)

A conjura sociopolítica nos convida a atuação efetiva de modo a nos posicionarmos contra todas as manobras de caráter antidemocráticos, as políticas neoliberais e os avanços do capital sobre a natureza e os territórios cujos expedientes se dão em todas as esferas: espaços de construção de conhecimento e saberes, instituições públicas e privadas, movimentos e organizações coletivas. Além disso, há a demanda de lutas pela reconstrução de espaços de debate e recomposição de políticas sociais. Nessa configuração, é pertinente a atuação de geógrafos, geógrafas, profissionais, professores(as), estudantes, militantes e todos aqueles e aquelas cujos interesses sociais, culturais e políticos convergem numa postura democrática e na construção de uma sociedade equitativa.

Visão de instituição:

A AGB é uma instituição constituída por estudantes, geógrafos(as), pesquisadores(as), professores(as) e amantes da Geografia e tem o caráter técnico, científico, político, cultural e social.

POSICIONAMENTOS:

·         Democrático, atuando em defesa das políticas sociais que garantam a equidade, justiça social, liberdade de expressão e pluralidade de ideias, crenças, costumes e culturas;

·         Associa-se a defesa da autonomia dos povos indígenas, dos povos negros, dos grupos LGBTQIA+, quilombolas, dos camponeses(as) e ribeirinhos;

·         Alia-se às lutas dos movimentos sociais urbanos pelo direito à cidade;

·         Vê a natureza enquanto riqueza e bem coletivo que deve ser cuidada e preservada, repudiando, lutando e agindo contra qualquer retrocesso na legislação ambiental;

·         Combate a injustiça e o racismo ambiental;

·         Combate à desigualdade entre os  gêneros, lutando pela equidade e a garantia de mecanismos que possibilitem o ingresso e a permanência de mulheres nas instituições de ensino e pesquisa;

·         Entende a educação escolar como um direito de todos e um dever do Estado, defendendo a educação pública, de qualidade, inclusiva, plural, laica e democrática, se posicionando contra as reformas e políticas educacionais de cunho neoliberais.

·         Defende a Educação Popular, pois acorda que é o método que visa a valorização e a construção de saberes socialmente construídos;

·         Combate o negacionismo científico e promove a geografia como um arsenal de conhecimentos que auxilia na compreensão das contradições socioespaciais e no seu enfrentamento.

·         Defende a atuação dos(as) profissionais de Geografia em sua formação inicial e continuada, seus espaços de trabalho bem como suas condições laborais;

·         Defende a manutenção e expansão da Universidade pública, inclusiva, plural e de qualidade, autônoma e laica, direcionada aos interesses sociais através do fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão;

 

 PROPOSTAS

ARTICULAÇÃO:

·         Manutenção dos trabalhos do  GT de Ambiente.

·         Organizar Grupos de Trabalhos (GTs) cuja atuação seja articulada com os movimentos sociais de diversas ordens e que possa contribuir diretamente no fortalecimento desses movimentos e suas pautas;

·         Estabelecer diálogo com estudantes das graduações (licenciatura e bacharelado) por meio de organização de rodas de conversas, atividades extracurriculares e apoio às atividades desenvolvidas pelos Centros Acadêmicos, grupos de estudos, laboratórios e coletivos;

·         Estabelecer diálogo com estudantes de pós-graduação e pesquisadoras e pesquisadores articulando a defesa da produção científica socialmente engajada e incentivar as trocas de saberes e práticas.

·         Buscar fortalecer e ampliar a participação em conselhos com fins a defesa de sujeitos, comunidades e territórios;

·         Colaborar com os movimentos sociais que apresentem convergência políticas com a AGB, tais como movimentos de lutas por moradias, do campo, ambientalistas, coletivos de defesa de direitos humanos, etc.

·         Fortalecer a articulação da Seção Fortaleza com as demais SL da AGB, em especial as do Nordeste e com a AGB Nacional por meio da participação em RGCs e atividades propostas;

·         Promover a organização do X Fala Professor, atuando como sede do evento.

 

COMUNICAÇÃO:

·         Melhorar a estrutura de comunicação com os associados(as) e não associados(as) por meio de grupo de e-mails, redes sociais, site, etc;

·         Projetos de divulgação da instituição e de produção científica, artística e cultural como vídeos, podcast, lives, etc.

 

PUBLICAÇÕES:

·         Fortalecer o Boletim Geográfico;

·         Promover publicações temáticas tais como cartilhas, panfletos, textos, livretos, etc.

·         Construir um histórico da Seção Local, organizar e digitalizar o material histórico existente.

 

·         Promover a reforma do Estatuto da Local de modo a atualizá-lo às demandas do momento.