Quem somos

 

A Diretoria da AGB Fortaleza (Biênio 2018-2020) é formada por:

 
 
 João César Abreu de Oliveira Filho (Diretor)
Geógrafo (Licenciado e Bacharel), Mestre em Geografia Urbana. 
Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE/ProPgeo (2016). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2014) e Graduação em licenciatura plena em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA/CE (2011). Foi professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e da Universidade Estadual do Ceará - UECE (FAFIDAM). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Epistemologia da Geografia, Geografia Agrária, Ensino de Geografia e Educação.

 
 
Carlos Josué de Assis (Vice-Diretor)
Geógrafo (Licenciado e Bacharel), Mestre em Geografia Urbana. 
Atualmente é professor da Universidade Aberta do Brasil  (UAB) em convênio com  da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
E professor da educação básica munícipio de Fortaleza 
 
Rachel Facundo Vasconcelos de Oliveira (1° Tesoreira)
Geógrafa. Mestre em Geografia.
Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC).
Licenciatura em Geografia (cursando)
Formada em comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo UNIFOR. 
Atualmente é professora da Universidade Aberta do Brasil (UAB)  e da rede de educação privada de educação básica de Fortaleza.
 
 
 
Felipe Rodrigues Leitão (2° Tesoreiro)
Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará ( 2018) e membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Globalização Agricultura e Urbanização. Trabalha com as temáticas de Geografia agrária, econômica e industrial.
 
 
 
 
Amanda Quintela de Castro (1ª Secretária)
Geógrafa (Bacharel). Mestre em Geografia na Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Graduanda em licenciatura (UECE). Pesquisa na área dos movimentos sociais e socioambiental.
 
 
Otávio Augusto de Oliveira Lima Barra (2ª Secretário)
Graduação (2013) e Mestrado (2015) em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. É pesquisador do Grupo de Pesquisa e Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC (CNPq/UECE). Tem experiência em Geociências com ênfase em Geografia física-ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão costeira integrada; metodologias para avaliação de gerenciamento costeiro; dinâmica costeira e avaliação de impactos ambientais em zonas litorâneas. 
 
 
 
Emerson Ribeiro ( Coordenador de Publicações) 
 
Professor adjunto da Universidade Regional do Cariri URCA/CE. Formado em Geografia pela Universidade de Sorocaba (UNISO) e Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Com Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Possui pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri. Coordenador da Pós Graduação em Geografia MINTER USP/URCA.
 

   - Coletivo de Comunicação

Rayssa Soares Leite

 
Graduanda em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA, presidente do Centro Acadêmico Livre de Geogragia - CALIGEO, vinculada ao grupo de pesquisa do CNPq em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino (IMAGO) onde atua na linha de pesquisa, comunicação visual, espaço, memória e ensino, no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Espaço Urbano e Cultura.

 

Edivânia Marques de  Sousa

Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará ( UECE) ( 2016). Atua próximos ao Movimentos Sociais e  das  Temáticas Ambientais.