Informe sobre a Monitoria no IX Fala Professor 2019 em Belo Horizonte-MG
A Associação dos Geógrafos Brasileiros, através da Seção Local Belo Horizonte, convida, com imenso prazer, todas e todos para participarem como Monitoras(es) no IX Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor(a), que ocorrerá na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 17 e 21 de julho de 2019.
De acordo com o princípio da construção coletiva, adotado pela AGB em seus espaços de formação política e produção de conhecimento, acreditamos numa proposta de Monitoria que permita a todas e todos participarem de maneira orgânica, promovendo e praticando atividades em nível de igualdade.
A concepção de Encontro, de acordo com os princípios da AGB, não deve considerar a figura do Monitor como um mero “tarefista”, em que o mesmo é tratado como funcionário do evento tendo que abrir mão de participar das atividades. Acreditamos que outra forma de Monitoria é possível, na qual todas e todos (conferencistas, palestrantes, estudantes, professores e etc.) tornam-se parte desta organização e construção.
A ideia de encontro “acabado”, como mercadoria ou serviço, e a divisão entre o trabalho manual e o trabalho intelectual deve ser superada, pois entendemos que a AGB é uma entidade que organiza suas atividades de maneira horizontal, destoando de grande parte dos encontros acadêmicos pelo país.
Nesta perspectiva, convidamos todas e todos a fazerem parte da Monitoria no IX Fala Professora! A participação das(os) Monitoras(es) é constituída desde as atividades práticas até a contribuição nas discussões teóricas do Encontro.
Cada Monitor procurará realizar as atividades de acordo com as suas capacidades e possibilidades. Ou seja, ele ou ela poderá escolher a atividade em que poderá colaborar. Durante a realização dessas atividades, o Monitor terá liberdade para assistir aos debates, fazer suas anotações e perguntas, como qualquer outro encontrista, enquanto permanece atento(a) aos possíveis imprevistos e contratempos e estará disposto(a) a prestar os auxílios necessários para que a realização das atividades seja garantida. As(Os) monitoras(es) receberão alimentação nos dias trabalhados, camisa da monitoria, certificado de monitoria e terão isenção no valor do alojamento do Encontro.
Para que as atividades aconteçam de maneira tranquila, é importante a organização e formação prévia ao encontro. Faremos algumas reuniões para acertar o calendário das atividades, para isso formamos uma pequena comissão de monitoria, a partir das seções locais Belo Horizonte, Fortaleza e Presidente Prudente.
As(os) interessadas(os) em participar da Monitoria devem procurar suas Seções Locais até o dia 20 de junho de 2019 e solicitar sua associação. É requisito para colaborar na Monitoria estar filiado à alguma Seção Local e inscrito no Encontro.
As Seções Locais devem enviar um e-mail para a Comissão de Monitoria:
(agb.fortaleza@yahoo.com.br)
com as seguintes informações das associadas(os) que manifestem o interesse de participar como monitoras(es):
-
Nome Completo
-
Número da filiação (disponível no talonário):
-
E-mail:
-
Telefone (especificar se usa WhatsApp):
-
Dias e períodos que podem colaborar como monitoras(es):
-
Atividades em que prefere colaborar:
As(os) interessadas(os) devem indicar pelo menos dois dias completos como Monitoras(es). Os mesmo devem informar em quais dias querem colaborar e quais das atividades abaixo têm preferência:
-
Credenciamento;
-
Abertura;
-
Mesa Redonda;
-
Mini curso/Oficina;
-
Ciranda;
-
Alimentação;
-
Alojamento;
-
Encerramento;
-
Relatos de Experiências;
-
Plenária Final;
-
GT’s (Grupos de Trabalho);
-
Plenária Política;
-
Trabalho de Campo.
Saudações, até o IX Fala Professora!
Comissão de Monitoria
Seção Local Belo Horizonte- Leandro, Iale e André
Seção Local Fortaleza – Rachel Facundo
Seção Local Presidente Prudente – Diógenes Rabello