NOTA DE APOIO AO BIÓLOGO GABRIEL AGUIAR E ÀS CAUSAS AMBIENTAIS

08/06/2020 18:54

NOTA DE APOIO AO BIÓLOGO GABRIEL AGUIAR E ÀS CAUSAS AMBIENTAIS

Fortaleza, 07 de junho de 2020.

 

         A pauta ambiental desponta cada dia mais como um pedido de socorro frente aos inúmeros crimes cometidos à Mãe Terra em sua biodiversidade. Assim, a Associação dos/as Geógrafas/as Brasileiras/as seção Fortaleza (AGB-Fortaleza gestão 2018-2020) vem manifestar total repúdio aos atos de uso e ocupação desordenados e criminosos realizados com frequência nas Dunas de Sabiaguaba, bem como aos demais crimes ambientais e ameaças aos defensores/as e militantes da causa.

        

         Constata-se que as Dunas, tanto fixas quanto móveis, e demais ecossistemas geoambientais da zona costeira, cumprem um papel fundamental no equilíbrio ecológico, onde podemos destacar  suas diversas e importantes funções, tais como a absorção e reserva de água nos aquíferos, alimentação de sedimentos nas praias, manutenção da paisagem natural, potencial de uso para a educação ambiental, vivência das comunidades tradicionais, o habitat de muitas espécies da fauna (aves, cobras, roedores, formigas, dentre outras) e da flora (alcachofra, narciso das areias, couve marinha – nomes populares das mais comuns, além das demais), contribuindo ainda com o bem-estar social, com a diminuição da temperatura na cidade, dentre tantas outras funções.

 

         Portanto, sua proteção deve ser integral, como previsto na Lei Federal nº 9.985/2000 das Unidades de Conservação, sendo proibidas ações humanas que violem a dinâmica da natureza, como por exemplo, as de cunho imobiliário, (caso dos prédios de luxo no bairro Cocó, Meireles) ou práticas aventuristas no uso de veículos 4x4, como foi flagrado pelo biólogo Gabriel Aguiar durante o mês de Maio de 2020, razão pela qual o mesmo tem sido ameaçado verbalmente por diversas vezes de diferentes formas em redes sociais, chegando ao caso mais grave com a ameaça de morte, ato que demarca a cultura de privatização da natureza como valor de troca, lucro e apropriação particular do que tem valor de uso comum. Todas essas práticas são frutos da ausência de políticas públicas ambientais e descaso com os recursos naturais. 

 

         Como extensão da nossa responsabilidade humana em defesa da vida digna social e ambientalmente, nos colocamos completamente solidários/as à causa e vida do biólogo em situação de ameaça, bem como o congratulamos pela grande e valiosa contribuição às emergências ambientais. Se faz necessário mais do que nunca chamar a atenção ao ecossistema dunar em Fortaleza uma vez que, de acordo com dados do IBAMA 2019, o município já perdeu 83% da cobertura de dunas, restando apenas 17 % do seu total, sendo a região de Sabiaguaba, o último cordão de Dunas Móveis que resta nessa cidade.  

 

         A partir disso, queremos nos dirigir ao poder público exigindo a implantação e manutenção de práticas educativas de Educação Ambiental, prevista na Lei 9.795/1999 nas escolas e demais repartições públicas, assim como o embargo das construções imobiliárias em cima das Dunas de Sabiaguaba, acompanhamento, fiscalização e proibição do trânsito de veículos 4x4 na região, a proteção ao biólogo Gabriel Aguiar e de outros/as ambientalistas em situações semelhantes. E à sociedade como um todo convocando-a a acompanhar, se informar, defender e cobrar as ações associadas a defesa ambiental.

 

 

Associação dos/as Geógrafas/as Brasileiras/as seção Fortaleza

(AGB-Fortaleza gestão 2018-2020)